Acessibilidade em Museus

Os museus e espaços culturais têm como uma de suas principais funções a comunicação de seu conteúdo ao público, no entanto, frequentemente apresentam barreiras em seus espaços, estratégias e formas de comunicação. Compreendendo que nossa sociedade é diversa e composta por pessoas com diferentes condições e necessidades é preciso eliminar estas barreiras garantindo o amplo acesso aos espaços e ao conhecimento. Neste sentindo, o Instituto Brasileiro de Museus, por meio deste curso, oferece informações básicas sobre como propor, acompanhar e avaliar adequações de acessibilidade universal

Imagem do curso: Acessibilidade em Museus

Curso Aberto

Imagem do curso: Direitos Humanos e Cidadania

Oferta

Conteudista

IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

Certificador

Enap - Escola Nacional de Administração Pública

Carga Horária

20h

Disponibilidade

20 dias

Idioma

Português

Público Alvo

Profissionais que já atuam ou que queiram atuar em museus, principalmente arquitetos, museólogos, conservadores e restauradores. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.

Conteúdo Programático
  • Os diferentes tipos de deficiências e a importância da acessibilidade universal nos museus.
  • Acessibilidade Universal: histórico; roteiro de visita/circulação acessível; experiência espacial inclusiva; acessibilidade atitudinal.
  • (In)acessibilidade em Museus: expografia acessível; curadoria de acessibilidade; acesso à informação; mediação e comunicação acessível; atendimento ao público/acessibilidade atitudinal; barreiras físicas, sensoriais e atitudinais.
  • Recursos e adaptações físicas aplicadas aos espaços de uso público e ao ambiente dos museus. Roteiro de visita/circulação acessível.
  • Recursos sensoriais e educacionais: recursos sensoriais, acessibilidade em produtos audiovisuais, ações educativas e culturais acessíveis.
  • Legislações e normativas vigentes no campo da acessibilidade em museus e centros culturais.
  • Experiências nacionais e internacionais em museus e em centros culturais que promovem a acessibilidade e inclusão de visitantes com deficiências.
Inscreva-se

Este curso faz parte das seguintes Trilhas de Aprendizagem:

Saiba mais nas nossas Trilhas de Aprendizagem.

Cursos Relacionados Direitos Humanos e Cidadania: