Modelo de Excelência em Gestão dos Órgãos e Entidades que Operam Transferências da União – MEG-Tr

Apresenta as bases conceituais do Modelo aos gestores e servidores das organizações atuantes nas transferências voluntárias da União, efetivadas mediante convênios, contratos de repasse e termos de parceria de fomento e de colaboração. Além disso, ressalta a importância do aprimoramento da gestão desses instrumentos, previsto na Portaria 66, de 2017, com o propósito de assegurar uniformidade e geração de valor público, melhor aproveitamento de recursos federais descentralizados e, consequentemente, melhores serviços prestados ao cidadão.

Imagem do curso: Modelo de Excelência em Gestão dos Órgãos e Entidades que Operam Transferências da União – MEG-Tr
Imagem do curso: Orçamento e Finanças

Oferta

Conteudista

Ministério da Fazenda

Certificador

Enap - Escola Nacional de Administração Pública

Carga Horária

10h

Disponibilidade

10 dias

Idioma

Português

Público Alvo

Servidores e agentes públicos que tenham vínculo com a Administração Pública nas esferas de governo federal, estadual e municipal e atuem na operação de transferências da União. Qualquer pessoa pode realizar o curso.

Conteúdo Programático
  • Conceitos iniciais (modelo, sistema, excelência e modelos de referência à gestão).
  • Princípios constitucionais da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
  • Fundamentos da gestão contemporânea (pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, cultura da inovação, liderança e constância de propósitos, orientação por processos e informações, visão de futuro, geração de valor, comprometimento com as pessoas, foco no cidadão e na sociedade, desenvolvimento de parcerias, responsabilidade social, controle social e gestão participativa).
  • Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União - MEG-Tr, com base no Diagrama do MEG-Tr, nos processos e resultados, no Diagrama do Ciclo de Gestão e nas etapas do Ciclo PDCL.
  • Os Sete Fundamentos da Gestão para Excelência (Governança; Estratégias e Planos; Sustentabilidade; Capital Intelectual; Compromisso com as Partes Interessadas e Orientação por Processos; e Geração de Valor Público).
  • Interpretando os Fundamentos da Gestão para Excelência.
Inscrições Fechadas

Este curso faz parte das seguintes Certificações:

Saiba mais na nossa Certificações.

Arquivos do Curso

Cursos Relacionados Orçamento e Finanças: