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Políticas Públicas Setoriais

Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde

O curso de Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde foi desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e nos serviços de saúde sobre o tema Segurança do Paciente com vistas à minimização de riscos e melhoria da qualidade do cuidado prestado ao paciente em serviços de saúde.

Imagem do curso: Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde
Imagem do curso: Políticas Públicas Setoriais

Oferta

Conteudista

ANVISA

Certificador

ENAP

Carga Horária

100h

Disponibilidade

70 dias

Público Alvo

O curso é destinado aos profissionais que atuam no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), em especial, nos serviços de saúde com o tema Segurança do Paciente. Demais cidadãos interessados no tema também estão convidados a fazer o curso.

Conteúdo Programático
1. Introdução à Segurança do Paciente e Qualidade
  • 1.1 Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde: noções gerais
  • 1.2 Cultura de Segurança em Serviço de Saúde
  • 1.3 Gerenciamento de risco
2. Protocolos de Segurança do Paciente I
  • 2.1 Mecanismos de Identificação de Pacientes em Serviços de Saúde
  • 2.2 Higiene das Mãos em Serviços de Saúde
  • 2.3 Cirurgias Seguras em Serviços de Saúde
  • 2.4 Processamento de Produtos para Saúde

3. Protocolos de Segurança do Paciente II
  • 3.1 Prevenção de Lesão por Pressão
  • 3.2 Mecanismos para a Prevenção de Quedas dos Pacientes
  • 3.3 Erros de Medicação
4. Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde
  • 4.1 Vigilância, notificação, monitoramento e investigação de incidentes relacionados à assistência à saúde
  • 4.2 Métodos, Técnicas e Ferramentas de Investigação de Eventos Adversos
  • 4.3 Métodos, Técnicas e Ferramentas de Investigação de Eventos Adversos (Análise de Causa Raiz)
  • 4.4 Principais Passos da Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde
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