Segurança em Máquinas e Equipamentos NR12 - Apreciação e Redução de Risco

Orientação técnica visando a segurança e saúde do trabalhador através da concepção e implementação de estratégias de combate aos perigos e riscos decorrentes da utilização de máquinas e equipamentos. Atua na redução de riscos aos quais estão sujeitos os trabalhadores dos diversos setores produtivos, minimizando e evitando as ocorrências de acidentes graves ou fatais, bem como as perdas econômicas indesejáveis.

Imagem do curso: Segurança em Máquinas e Equipamentos NR12 - Apreciação e Redução de Risco

Curso Aberto

Imagem do curso: Inovação

Oferta

Conteudista

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho

Certificador

Enap - Escola Nacional de Administração Pública

Carga Horária

22h

Disponibilidade

30 dias

Idioma

Português

Público Alvo

Profissionais que desenvolvem atividades e interagem com a segurança das máquinas e equipamentos. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.

Conteúdo Programático
  • Módulo 1 – Apreciação e Redução de Risco: análise, apreciação e processo de redução de riscos em 03 passos, da identificação das tarefas até o risco residual.
  • Módulo 2 – Segurança em Hidráulica: sistema de controle, potência, segurança em máquinas e prensas, passando por válvulas até projeto de adequação.
  • Módulo 3 – Segurança em Pneumática: utilização, aplicação e distribuição de ar comprimido, válvulas direcionais e auxiliares, atuadores pneumáticos.
  • Módulo 4 – Interface de Segurança: tipos e funções básicas das interfaces, conforme definição de “Circuitos Elétricos de Comando" e citações da NR12.
  • Módulo 5 – Dispositivos de Segurança: definição, conceito e soluções de dispositivo de segurança em prensas e injetoras.
  • Módulo 6 – Dispositivos de Intertravamento: Diferenças entre dispositivos, atuadores, parafuso one way e elementos de contato com ruptura positiva.
Inscreva-se

Este curso faz parte das seguintes Trilhas de Aprendizagem:

Saiba mais nas nossas Trilhas de Aprendizagem.

Cursos Relacionados Inovação: