Trilha de aprendizagem

Saber Museu

Em parceria com a Enap, o Ibram oferece este programa para a capacitação e difusão do conhecimento a cerca do campo museal. Visa propiciar a incorporação de práticas inovadoras e eficientes para preservação e valorização do patrimônio musealizado, bem como para o aprimoramento de sua gestão. Ficou interessado? Já fez algum dos cursos? Continue seu processo de aprendizagem fazendo todos os cursos deste programa. Inscreva-se diretamente no curso de sua escolha.

Imagem do programa: Saber Museu

Informações Gerais

Público Alvo

A CERTIFICAÇÃO deste programa destina-se especialmente a profissionais que atuam ou que queiram atuar em museus ou com processos museais. Servidores públicos de qualquer esfera de Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar os cursos e o programa.

Critérios para obtenção do certificado

Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.

Carga Horária

180h

Cursos da Trilha Saber Museu

Acessibilidade em Museus

Os museus e espaços culturais têm como uma de suas principais funções a comunicação de seu conteúdo ao público, no entanto, frequentemente apresentam barreiras em seus espaços, est...

Conteudista:
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Carga Horária
20h

Conservação Preventiva para Acervos Museológicos

O Ibram desenvolveu um curso com informações básicas necessárias ao desenvolvimento de ações de conservação preventiva para bens culturais musealizados, principalmente quanto a ati...

Conteudista:
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Carga Horária
40h

Documentação de Acervo Museológico

Para um objeto, a entrada no museu é o setor de documentação. Ali ele receberá seu número de identificação e sua ficha de catalogação. É assim que ele passa de objeto a “bem cultur...

Conteudista:
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Carga Horária
40h

Inventário Participativo

Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), este curso faz parte do <a href="https://sabermuseu.museus.gov.br/" target="_blank">Programa Saber Museu</a> e traz recurs...

Conteudista:
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Carga Horária
20h

Para Fazer uma Exposição

Entre as principais estratégias de comunicação em museus e espaços culturais está a exposição. Uma exposição se realiza no encontro entre visitante e objeto expositivo, ou, numa co...

Conteudista:
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Carga Horária
20h

Plano Museológico: Planejamento estratégico para m...

A elaboração e implementação do plano museológico é dever de todos os museus, sendo uma exigência legal instituída pela Lei nº 11.904/09 e pelo Decreto nº 8.124/2013. O plano const...

Conteudista:
IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus
Carga Horária
40h

Perguntas frequentes

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas trilhas são compostas somente por cursos da EVG e outras são compostas por trilhos que contêm diferentes objetos de aprendizagem, tais como: cursos, textos, vídeos e podcasts.

Algumas das trilhas de aprendizagem da Enap estão formadas por trilhos. Em cada trilho o aprendiz tem acesso a diferentes formatos de materiais e pode escolher quais deseja consumir, de acordo com as competências que necessita desenvolver e seu estilo de aprendizagem.

Não é necessário se inscrever na trilha. Você deve se inscrever diretamente nos trilhos ou nos cursos que compõem a trilha e realizá-los gradualmente.

Você deve verificar essa informação nas instruções específicas de cada trilha que deseja realizar. Caso não haja alguma orientação nesse sentido, significa que não há um sequenciamento a ser seguido obrigatoriamente. Ainda assim, vale ressaltar que os materiais disponibilizados nos trilhos foram ordenados com a intenção de facilitar seu processo de aprendizagem.

Sim, estão autorizados a realizar as trilhas e seus trilhos os servidores públicos de qualquer esfera federativa e de qualquer poder, bem como os cidadãos em geral.

Cada trilha possui a sua própria especificidade. Para obter essa informação, acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique atentamente as orientações.

Não há uma prova final , entretanto, você deverá realizar as atividades avaliativas previstas em cada um dos trilhos ou cursos que compõem a trilha.

Você deve ser aprovado nas atividades avaliativas que compõem os trilhos ou cursos da trilha. Acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique se há alguma exigência específica.

Sim, você terá direito ao certificado referente ao curso que você concluiu.

Inicialmente, verifique se cumpriu todos os requisitos da trilha em questão. Tendo atingido os requisitos, siga os passos:

Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.

Faça o login no site da escola optando pelo botão “Entrar”, localizado no canto superior direito. Ainda no canto superior direito, entre na área do aluno passando o cursor em cima do seu nome. Escolha a opção “Meus Certificados”.

Mova a barra de rolagem para baixo, até a seção Certificados.

Na trilha ou trilho desejado, acesse a opção: “Imprimir Certificado”.

Confirme seus dados com atenção, pois não será possível alterá-los após o certificado emitido.

Emita o seu certificado.