Escola Virtual

Cadastre-se

Conheça a Escola

Serviços
Oferecidos

Gestão Acadêmica

Secretaria Virtual

Este é o coração da Escola Virtual.Gov! Por meio dela, instituições gerenciam seus cursos, a abertura de turmas e o andamento das inscrições. É o local onde servidores e cidadãos têm acesso ao catálogo unificado, calendário de turmas, histórico escolar e emissão de certificado. Tudo por meio de um acesso único e simplificado.

Acesse

Estatísticas

Em Números

Disponibiliza dados e informações relativas à capacitação de servidores públicos, temas de maior interesse, distribuição nacional das capacitações, entre outros indicadores, de forma aberta, tempestiva e dinâmica. O acesso facilitado a dados reais e precisos permite não apenas o controle social, mas também a análise de informações de acordo com as mais variadas necessidades.

Conheça

Ambiente Virtual

MOOC

Seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Virtual.Gov oferece uma plataforma MOOC que sustenta a oferta de cursos de curta e média duração, abertos e gratuitos, como alternativa de formação mais aderente ao desenvolvimento rápido de competências para o trabalho.

Acesse

Ambiente Virtual

SPOC

Voltado para grupos menores e personalizados, combina recursos e tecnologia virtual com engajamento pessoal entre professores e alunos. Suporta cursos oferecidos em formato misto, baseados na metodologia de “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”.

Acesse

História da
Escola Virtual de Governo

No período entre 2013 e 2016, a Enap conseguiu uma série de avanços no campo da educação a distância. Entre esses avanços, é possível mencionar o significativo aumento da quantidade de cursos ofertados (100%) e dos certificados emitidos (400%), bem como a internalização dos serviços de hospedagem e administração do seu ambiente virtual de aprendizagem, de produção multimídia e de planejamento educacional.

No mesmo período, ao contrário do que aconteceu com a Enap, muitas escolas de governo e centros de capacitação experimentaram um cenário de restrições e oscilações no que se refere à infraestrutura e à disponibilidade de recursos e de pessoal. Vivendo esse contexto de restrições orçamentárias, algumas instituições federais buscaram a Enap como alternativa para hospedagem de seus cursos, enquanto outras instituições, principalmente estaduais e municipais, limitaram-se a ofertar cursos cedidos, sem obter avanços no desenvolvimento de novos cursos e no campo da inovação.

Diante desse cenário, a Escola Virtual de Governo surgiu, em 2017, como uma proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.

Saiba mais sobre o surgimento da Escola Virtual de Governo.

As primeiras adesões à Escola Virtual de Governo aconteceram em uma cerimônia realizada na Enap no dia 6 de dezembro de 2017. Na ocasião, sete instituições se reuniram para promover a assinatura de um Protocolo de Intenções.

Confira a notícia sobre a assinatura do Protocolo de Intenções.

Depois da assinatura do Protocolo de Intenções, outras instituições manifestaram interesse em participar do Projeto. Essas instituições formalizaram a parceria por meio da assinatura de um Termo de Adesão ao Protocolo de Intenções, e passaram a fazer parte da Escola Virtual de Governo.