Trilha de aprendizagem

Ferramentas para a Inclusão: Fortalecendo a Diversidade e Acessibilidade

No avanço da inclusão, as ferramentas tecnológicas emergem como aliadas poderosas, fortalecendo a diversidade e a acessibilidade em todas as esferas da sociedade. De aplicativos de tradução a softwares de leitura para pessoas com deficiência visual, essas soluções impulsionam a participação plena de todos. Ao investir em tecnologia inclusiva, promovemos um ambiente mais equitativo e empoderador para todos.

Imagem do programa: Ferramentas para a Inclusão: Fortalecendo a Diversidade e Acessibilidade

Informações Gerais

Público Alvo

Servidores Públicos e terceirizados do executivo do Ceará. Preferencialmente, servidores lotados nas áreas de comunicação e de atendimento dos órgãos.

Critérios para obtenção do certificado

Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.

Carga Horária

68h

Cursos da Trilha Ferramentas para a Inclusão: Fortalecendo a Diversidade e Acessibilidade

Primeiros passos para uso de Linguagem Simples

Desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos in...

Conteudista:
Enap - Escola Nacional de Administração Pública
Carga Horária
8h

Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. ...

Quer aprender como simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa? E ainda aprender como escrever textos com uma linguagem simples e compreensível? Este curso vai te...

Conteudista:
Laboratório de Inovação em Governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo
Carga Horária
20h

Introdução à Audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que aumenta a compreensão de pessoas com deficiência visual, englobando e ampliando a acessibilidade para o entendime...

Conteudista:
Enap - Escola Nacional de Administração Pública
Carga Horária
40h

Perguntas frequentes

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas trilhas são compostas somente por cursos da EVG e outras são compostas por trilhos que contêm diferentes objetos de aprendizagem, tais como: cursos, textos, vídeos e podcasts.

Algumas das trilhas de aprendizagem da Enap estão formadas por trilhos. Em cada trilho o aprendiz tem acesso a diferentes formatos de materiais e pode escolher quais deseja consumir, de acordo com as competências que necessita desenvolver e seu estilo de aprendizagem.

Não é necessário se inscrever na trilha. Você deve se inscrever diretamente nos trilhos ou nos cursos que compõem a trilha e realizá-los gradualmente.

Você deve verificar essa informação nas instruções específicas de cada trilha que deseja realizar. Caso não haja alguma orientação nesse sentido, significa que não há um sequenciamento a ser seguido obrigatoriamente. Ainda assim, vale ressaltar que os materiais disponibilizados nos trilhos foram ordenados com a intenção de facilitar seu processo de aprendizagem.

Sim, estão autorizados a realizar as trilhas e seus trilhos os servidores públicos de qualquer esfera federativa e de qualquer poder, bem como os cidadãos em geral.

Cada trilha possui a sua própria especificidade. Para obter essa informação, acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique atentamente as orientações.

Não há uma prova final , entretanto, você deverá realizar as atividades avaliativas previstas em cada um dos trilhos ou cursos que compõem a trilha.

Você deve ser aprovado nas atividades avaliativas que compõem os trilhos ou cursos da trilha. Acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique se há alguma exigência específica.

Sim, você terá direito ao certificado referente ao curso que você concluiu.

Inicialmente, verifique se cumpriu todos os requisitos da trilha em questão. Tendo atingido os requisitos, siga os passos:

Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.

Faça o login no site da escola optando pelo botão “Entrar”, localizado no canto superior direito.Ainda no canto superior direito, entre na área do aluno passando o cursor em cima do seu nome.Escolha a opção “Meus Certificados”.

Mova a barra de rolagem para baixo, até a seção Certificados.

Na trilha ou trilho desejado, acesse a opção: “Imprimir Certificado”.

Confirme seus dados com atenção, pois não será possível alterá-los após o certificado emitido.

Emita o seu certificado.