Trilha de aprendizagem

Análise de Dados - Fundamentos

Gerenciar dados é um grande desafio para as organizações públicas inseridas no cenário digital. O volume, a complexidade e a proteção de dados são fatores cada vez mais importantes, que precisam de atenção e tratamento adequado para torná-los seguros e eficientes na tomada de decisões, seja para a implementação de políticas públicas ou para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos órgãos públicos. Nesse sentido, entender a importância e os fundamentos do trabalho com dados é um passo importante para a gestão de dados com qualidade. Faça a diferença e saiba mais sobre esse assunto.

Imagem do programa: Análise de Dados - Fundamentos

Informações Gerais

Público Alvo

Agentes públicos que atuam no gerenciamento de dados e demais interessados em aumentar seu conhecimento sobre o assunto.

Critérios para obtenção do certificado

Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.

Carga Horária

128h

Cursos da Trilha Análise de Dados - Fundamentos

Análise de dados como suporte à tomada de decisão

O curso abordará a importância da utilização de dados analíticos pelos gestores e servidores públicos tomadores de decisão, bem como a forma de obtenção e utilização de dados estra...

Conteudista:
Secretaria de Governo Digital
Carga Horária
30h

Análise de Dados em Linguagem R

A análise de dados tem grande importância na tomada de decisões, auxiliando instituições na detecção de anomalias, monitoramento de indicadores ou melhoria de processos. Neste curs...

Conteudista:
Ministério da Fazenda
Carga Horária
20h

Fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados

O curso foi desenvolvido com foco na apresentação de conceitos gerais da LGPD e nos impactos desta Lei em processos rotineiros de pessoas e empresas. Também pretende-se fomentar o ...

Conteudista:
SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados
Carga Horária
15h

Governança de Dados

Em tempo de economia digital, onde o volume de dados produzidos é imenso, as instituições precisam lidar com este cenário a fim de disponibilizar a informação correta em tempo hábi...

Conteudista:
Ministério da Fazenda
Carga Horária
30h

Governança de Dados na Transformação Digital

A Governança de Dados (GD) se refere à preocupação com a melhor organização e integração dos dados e metadados das organizações, tornando-os aderentes às necessidades do negócio, l...

Conteudista:
Secretaria de Governo Digital
Carga Horária
25h

Primeiros passos para uso de Linguagem Simples

Desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos in...

Conteudista:
Enap - Escola Nacional de Administração Pública
Carga Horária
8h

Perguntas frequentes

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas trilhas são compostas somente por cursos da EVG e outras são compostas por trilhos que contêm diferentes objetos de aprendizagem, tais como: cursos, textos, vídeos e podcasts.

Algumas das trilhas de aprendizagem da Enap estão formadas por trilhos. Em cada trilho o aprendiz tem acesso a diferentes formatos de materiais e pode escolher quais deseja consumir, de acordo com as competências que necessita desenvolver e seu estilo de aprendizagem.

Não é necessário se inscrever na trilha. Você deve se inscrever diretamente nos trilhos ou nos cursos que compõem a trilha e realizá-los gradualmente.

Você deve verificar essa informação nas instruções específicas de cada trilha que deseja realizar. Caso não haja alguma orientação nesse sentido, significa que não há um sequenciamento a ser seguido obrigatoriamente. Ainda assim, vale ressaltar que os materiais disponibilizados nos trilhos foram ordenados com a intenção de facilitar seu processo de aprendizagem.

Sim, estão autorizados a realizar as trilhas e seus trilhos os servidores públicos de qualquer esfera federativa e de qualquer poder, bem como os cidadãos em geral.

Cada trilha possui a sua própria especificidade. Para obter essa informação, acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique atentamente as orientações.

Não há uma prova final , entretanto, você deverá realizar as atividades avaliativas previstas em cada um dos trilhos ou cursos que compõem a trilha.

Você deve ser aprovado nas atividades avaliativas que compõem os trilhos ou cursos da trilha. Acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique se há alguma exigência específica.

Sim, você terá direito ao certificado referente ao curso que você concluiu.

Inicialmente, verifique se cumpriu todos os requisitos da trilha em questão. Tendo atingido os requisitos, siga os passos:

Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.

Faça o login no site da escola optando pelo botão “Entrar”, localizado no canto superior direito. Ainda no canto superior direito, entre na área do aluno passando o cursor em cima do seu nome. Escolha a opção “Meus Certificados”.

Mova a barra de rolagem para baixo, até a seção Certificados.

Na trilha ou trilho desejado, acesse a opção: “Imprimir Certificado”.

Confirme seus dados com atenção, pois não será possível alterá-los após o certificado emitido.

Emita o seu certificado.