Trilha de aprendizagem

Plano de Contingência – Plancon

Nesta Trilha de Aprendizagem, você irá conhecer os aspectos relacionados à contextualização e à conceituação de um Plano de Contingência, bem como os passos a serem seguidos para a sua elaboração e para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias ao fortalecimento da cultura de gestão de riscos de desastres. Faça a diferença e saiba mais sobre a elaboração de um Plano de Contingência!

Imagem do programa: Plano de Contingência – Plancon

Informações Gerais

Público Alvo

Agentes de proteção e defesa civil dos estados e municípios e demais interessados na temática de gestão de risco e de desastres.

Critérios para obtenção do certificado

Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.

Carga Horária

130h

Cursos da Trilha Plano de Contingência – Plancon

Elaboração de Plano de Contingência para Risco de ...

Neste curso, você compreenderá o que são desastres de movimento de massa, quais são os conceitos e aspectos legislativos relacionados ao Plano de Contingência (Plancon) aplicado a ...

Conteudista:
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Carga Horária
30h

Elaboração do Plano de Contingência para os Riscos...

Neste curso, você conhecerá os conceitos e aspectos legislativos relacionados a barragens e os procedimentos que devem ser seguidos para a elaboração, implementação e manutenção do...

Conteudista:
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Carga Horária
30h

Elaboração do Plano de Contingência para Riscos de...

O curso possui foco na necessidade de conhecer os aspectos relacionados à contextualização e à conceituação de um Plancon e os passos de sua elaboração para desenvolver competência...

Conteudista:
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Carga Horária
30h

S2ID - M4 - Todos - Plano de Contingência

Neste curso você vai aprender a utilizá-lo e entender como ocorre o processo de elaboração de um plano de contingência usando o sistema como ferramenta. Existem muitos modelos de P...

Conteudista:
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Carga Horária
40h

Perguntas frequentes

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas trilhas são compostas somente por cursos da EVG e outras são compostas por trilhos que contêm diferentes objetos de aprendizagem, tais como: cursos, textos, vídeos e podcasts.

Algumas das trilhas de aprendizagem da Enap estão formadas por trilhos. Em cada trilho o aprendiz tem acesso a diferentes formatos de materiais e pode escolher quais deseja consumir, de acordo com as competências que necessita desenvolver e seu estilo de aprendizagem.

Não é necessário se inscrever na trilha. Você deve se inscrever diretamente nos trilhos ou nos cursos que compõem a trilha e realizá-los gradualmente.

Você deve verificar essa informação nas instruções específicas de cada trilha que deseja realizar. Caso não haja alguma orientação nesse sentido, significa que não há um sequenciamento a ser seguido obrigatoriamente. Ainda assim, vale ressaltar que os materiais disponibilizados nos trilhos foram ordenados com a intenção de facilitar seu processo de aprendizagem.

Sim, estão autorizados a realizar as trilhas e seus trilhos os servidores públicos de qualquer esfera federativa e de qualquer poder, bem como os cidadãos em geral.

Cada trilha possui a sua própria especificidade. Para obter essa informação, acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique atentamente as orientações.

Não há uma prova final , entretanto, você deverá realizar as atividades avaliativas previstas em cada um dos trilhos ou cursos que compõem a trilha.

Você deve ser aprovado nas atividades avaliativas que compõem os trilhos ou cursos da trilha. Acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique se há alguma exigência específica.

Sim, você terá direito ao certificado referente ao curso que você concluiu.

Inicialmente, verifique se cumpriu todos os requisitos da trilha em questão. Tendo atingido os requisitos, siga os passos:

Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.

Faça o login no site da escola optando pelo botão “Entrar”, localizado no canto superior direito. Ainda no canto superior direito, entre na área do aluno passando o cursor em cima do seu nome. Escolha a opção “Meus Certificados”.

Mova a barra de rolagem para baixo, até a seção Certificados.

Na trilha ou trilho desejado, acesse a opção: “Imprimir Certificado”.

Confirme seus dados com atenção, pois não será possível alterá-los após o certificado emitido.

Emita o seu certificado.