Trilha de aprendizagem

Movimentos Migratórios e Integração de Migrantes no Brasil

Identificando as migrações como tema fundamental para o cenário atual, a ENAP e a OIM oferecem esta Trilha de Aprendizagem visando favorecer a compreensão sobre os fluxos migratórios e seus desdobramentos. Os cursos oferecidos, que contam com parceiros como DPU, MinCid e MMFDH, abordam questões que incluem: conceitos-chave, aplicação da Lei de Migração, garantia de direitos e mecanismos de proteção das pessoas migrantes, e desenvolvimento de políticas migratórias.

Imagem do programa: Movimentos Migratórios e Integração de Migrantes no Brasil

Informações Gerais

Público Alvo

A certificação avançada é indicada para profissionais da área pública, privada ou terceiro setor, colaboradores e atores que, direta ou indiretamente, atuam na área de migração, suas políticas e no atendimento a migrante. Essa certificação avançada é aberta a todos os interessados na temática da migração.

Critérios para obtenção do certificado

Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.

Carga Horária

200h

Cursos da Trilha Movimentos Migratórios e Integração de Migrantes no Brasil

MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória ...

Reconhecendo o papel essencial de cada nível de governo no desenvolvimento e aplicação de políticas migratórias efetivas, este curso é uma promoção da OIM, em parceria com a Enap, ...

Conteudista:
OIM - Organização Internacional para as Migrações
Carga Horária
30h

Uma Introdução às Migrações Internacionais no Bras...

A Organização Internacional para Migrações - OIM e a DPU firmaram parceria para promover uma reflexão sobre as migrações internacionais no Brasil. Financiado pelo Fundo da OIM para...

Conteudista:
Defensoria Pública da União
Carga Horária
40h

Migração e Saúde

Este curso apresenta os principais conceitos, ferramentas práticas, suporte teórico e repertório de atuação para o bom atendimento no âmbito dos serviços públicos e a garantia dos ...

Conteudista:
OIM - Organização Internacional para as Migrações
Carga Horária
30h

Crianças e Adolescentes Migrantes

Este curso relaciona os direitos dos migrantes com os das crianças e adolescentes no contexto brasileiro e internacional, oferecendo uma visão ampla sobre os cuidados necessários p...

Conteudista:
OIM - Organização Internacional para as Migrações
Carga Horária
40h

Proteção Socioassistencial a Migrantes em Situação...

Este curso aborda os mecanismos de proteção socioassistencial a pessoas migrantes, suas características, normas e diferentes contextos. O conteúdo do curso foi desenvolvido pela Or...

Conteudista:
OIM - Organização Internacional para as Migrações
Carga Horária
30h

Direitos dos Imigrantes e Orientações para o Atend...

O curso Direitos dos imigrantes e orientações para o atendimento foi desenvolvido em 2020 pela Enap, em parceria com Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), estando ...

Conteudista:
Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania
Carga Horária
30h

Perguntas frequentes

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas trilhas são compostas somente por cursos da EVG e outras são compostas por trilhos que contêm diferentes objetos de aprendizagem, tais como: cursos, textos, vídeos e podcasts.

Algumas das trilhas de aprendizagem da Enap estão formadas por trilhos. Em cada trilho o aprendiz tem acesso a diferentes formatos de materiais e pode escolher quais deseja consumir, de acordo com as competências que necessita desenvolver e seu estilo de aprendizagem.

Não é necessário se inscrever na trilha. Você deve se inscrever diretamente nos trilhos ou nos cursos que compõem a trilha e realizá-los gradualmente.

Você deve verificar essa informação nas instruções específicas de cada trilha que deseja realizar. Caso não haja alguma orientação nesse sentido, significa que não há um sequenciamento a ser seguido obrigatoriamente. Ainda assim, vale ressaltar que os materiais disponibilizados nos trilhos foram ordenados com a intenção de facilitar seu processo de aprendizagem.

Sim, estão autorizados a realizar as trilhas e seus trilhos os servidores públicos de qualquer esfera federativa e de qualquer poder, bem como os cidadãos em geral.

Cada trilha possui a sua própria especificidade. Para obter essa informação, acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique atentamente as orientações.

Não há uma prova final , entretanto, você deverá realizar as atividades avaliativas previstas em cada um dos trilhos ou cursos que compõem a trilha.

Você deve ser aprovado nas atividades avaliativas que compõem os trilhos ou cursos da trilha. Acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique se há alguma exigência específica.

Sim, você terá direito ao certificado referente ao curso que você concluiu.

Inicialmente, verifique se cumpriu todos os requisitos da trilha em questão. Tendo atingido os requisitos, siga os passos:

Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.

Faça o login no site da escola optando pelo botão “Entrar”, localizado no canto superior direito. Ainda no canto superior direito, entre na área do aluno passando o cursor em cima do seu nome. Escolha a opção “Meus Certificados”.

Mova a barra de rolagem para baixo, até a seção Certificados.

Na trilha ou trilho desejado, acesse a opção: “Imprimir Certificado”.

Confirme seus dados com atenção, pois não será possível alterá-los após o certificado emitido.

Emita o seu certificado.