Trilha de aprendizagem

Desenvolvimento sustentável e ferramentas para formulação de políticas públicas

Quer conhecer mais sobre os desafios do futuro para elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano e sustentável? Esta Trilha de Aprendizagem possibilita aos participantes analisar o panorama atual e futuro, conhecer a agenda, os debates e as políticas fomentadas, além de identificar os desafios e oportunidades presentes na conjuntura nacional e mundial. Contribua para a disseminação e para a promoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano e sustentável. São estados e municípios fazendo a diferença no objetivo global de não deixar ninguém para trás!

Imagem do programa: Desenvolvimento sustentável e ferramentas para formulação de políticas públicas

Informações Gerais

Público Alvo

Agentes públicos dos níveis estadual, distrital e municipal e profissionais que trabalhem com o desenho e a implementação de políticas públicas.

Critérios para obtenção do certificado

Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.

Carga Horária

114h

Cursos da Trilha Desenvolvimento sustentável e ferramentas para formulação de políticas públicas

Agenda para o desenvolvimento sustentável: conceit...

Vamos conhecer os principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o histórico de criação da Agenda 2030. Também aprenda a reconhecer os processos de formu...

Conteudista:
PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Carga Horária
8h

Contratações Públicas Sustentáveis

Você conhece o embasamento teórico e legislativo das contratações públicas sustentáveis? Esse curso apresenta os principais conceitos e fundamentos para repensar o processo das lic...

Conteudista:
Enap - Escola Nacional de Administração Pública
Carga Horária
20h

Desenvolvimento humano no século XXI

Aprenda mais sobre o histórico, conceito e desafios do desenvolvimento humano na contemporaneidade, além de conhecer e correlacionar os conceitos de Antropoceno, Sistemas Socioecol...

Conteudista:
PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Carga Horária
8h

Elaboração de políticas, programas e projetos para...

Quer conhecer os conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Neste curso, traremos maiores detalhes de como territor...

Conteudista:
PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Carga Horária
10h

Plano Diretor de Logística Sustentável: metodologi...

Neste curso você irá conhecer o processo de elaboração, implementação e monitoramento do Plano Diretor de Logística Sustentável, e compreenderá como se dá o estabelecimento dos pad...

Conteudista:
Tribunal de Contas da União
Carga Horária
40h

Sustentabilidade na Administração Pública

Neste curso, você conhecerá o histórico das ações para promoção da sustentabilidade ambiental, compreenderá os principais conceitos sobre o assunto, saberá o que são os planos de g...

Conteudista:
Tribunal de Contas da União
Carga Horária
28h

Perguntas frequentes

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas trilhas são compostas somente por cursos da EVG e outras são compostas por trilhos que contêm diferentes objetos de aprendizagem, tais como: cursos, textos, vídeos e podcasts.

Algumas das trilhas de aprendizagem da Enap estão formadas por trilhos. Em cada trilho o aprendiz tem acesso a diferentes formatos de materiais e pode escolher quais deseja consumir, de acordo com as competências que necessita desenvolver e seu estilo de aprendizagem.

Não é necessário se inscrever na trilha. Você deve se inscrever diretamente nos trilhos ou nos cursos que compõem a trilha e realizá-los gradualmente.

Você deve verificar essa informação nas instruções específicas de cada trilha que deseja realizar. Caso não haja alguma orientação nesse sentido, significa que não há um sequenciamento a ser seguido obrigatoriamente. Ainda assim, vale ressaltar que os materiais disponibilizados nos trilhos foram ordenados com a intenção de facilitar seu processo de aprendizagem.

Sim, estão autorizados a realizar as trilhas e seus trilhos os servidores públicos de qualquer esfera federativa e de qualquer poder, bem como os cidadãos em geral.

Cada trilha possui a sua própria especificidade. Para obter essa informação, acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique atentamente as orientações.

Não há uma prova final , entretanto, você deverá realizar as atividades avaliativas previstas em cada um dos trilhos ou cursos que compõem a trilha.

Você deve ser aprovado nas atividades avaliativas que compõem os trilhos ou cursos da trilha. Acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique se há alguma exigência específica.

Sim, você terá direito ao certificado referente ao curso que você concluiu.

Inicialmente, verifique se cumpriu todos os requisitos da trilha em questão. Tendo atingido os requisitos, siga os passos:

Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.

Faça o login no site da escola optando pelo botão “Entrar”, localizado no canto superior direito. Ainda no canto superior direito, entre na área do aluno passando o cursor em cima do seu nome. Escolha a opção “Meus Certificados”.

Mova a barra de rolagem para baixo, até a seção Certificados.

Na trilha ou trilho desejado, acesse a opção: “Imprimir Certificado”.

Confirme seus dados com atenção, pois não será possível alterá-los após o certificado emitido.

Emita o seu certificado.