Trilha de aprendizagem

Fundamentos da Auditoria Governamental

Auditoria é um importante procedimento de gestão voltado à verificação da conformidade de uma organização com as normas, o planejamento e os parâmetros que a orientam. Nesta Trilha de Aprendizagem, você conhecerá conceitos, técnicas e componentes relacionados à auditoria, bem como compreenderá a sua importância, sobretudo no âmbito governamental, para o funcionamento adequado de uma organização. Saiba mais sobre esse assunto e realize esta Trilha de Aprendizagem temática.

Imagem do programa: Fundamentos da Auditoria Governamental

Informações Gerais

Público Alvo

Servidores e servidoras que atuam na atividade da auditoria governamental e demais pessoas interessadas.

Critérios para obtenção do certificado

Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.

Carga Horária

144h

Cursos da Trilha Fundamentos da Auditoria Governamental

Auditoria e Controle Para Estatais

O curso tem o objetivo de informar sobre a história da Auditoria Interna ao longo dos anos, a evolução de seu papel dentro das organizações, bem como sua forma de trabalho, além de...

Conteudista:
Enap - Escola Nacional de Administração Pública
Carga Horária
20h

Técnicas de Auditoria Interna Governamental

Conhecer e saber aplicar as técnicas de auditoria é fundamental para o auditor. Este curso tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do trabalho de auditores, por meio ...

Conteudista:
Controladoria-Geral da União
Carga Horária
24h

Papéis de Trabalho em Auditoria Interna Governamen...

O curso tem por objetivo apresentar aspectos teóricos e normativos sobre elaboração e gestão de papéis de trabalho, incluindo a exposição de modelos e de exemplos práticos, de form...

Conteudista:
Controladoria-Geral da União
Carga Horária
16h

Elaboração de Relatórios de Auditoria

Conheça um novo modelo de relatório para as atividades de auditoria da CGU e de instrumentos auxiliares de planejamento, possibilitando a sua proficiência nesses temas e, consequen...

Conteudista:
Controladoria-Geral da União
Carga Horária
24h

Gestão de Riscos em Processos de Trabalho (segundo...

No contexto governamental, os riscos podem ter impactos de grande escala. A capacidade de antevê-los, de identificá-los, de analisá-los e de elaborar um planejamento de respostas c...

Conteudista:
Ministério da Fazenda
Carga Horária
20h

Normas Internacionais de Auditoria Financeira – NI...

O conhecimento das normas internacionais de auditoria financeira permite que os auditores ofereçam aos usuários e à sociedade produtos de qualidade elevada, que agregam valor à ges...

Conteudista:
Controladoria-Geral da União
Carga Horária
40h

Perguntas frequentes

As trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas trilhas são compostas somente por cursos da EVG e outras são compostas por trilhos que contêm diferentes objetos de aprendizagem, tais como: cursos, textos, vídeos e podcasts.

Algumas das trilhas de aprendizagem da Enap estão formadas por trilhos. Em cada trilho o aprendiz tem acesso a diferentes formatos de materiais e pode escolher quais deseja consumir, de acordo com as competências que necessita desenvolver e seu estilo de aprendizagem.

Não é necessário se inscrever na trilha. Você deve se inscrever diretamente nos trilhos ou nos cursos que compõem a trilha e realizá-los gradualmente.

Você deve verificar essa informação nas instruções específicas de cada trilha que deseja realizar. Caso não haja alguma orientação nesse sentido, significa que não há um sequenciamento a ser seguido obrigatoriamente. Ainda assim, vale ressaltar que os materiais disponibilizados nos trilhos foram ordenados com a intenção de facilitar seu processo de aprendizagem.

Sim, estão autorizados a realizar as trilhas e seus trilhos os servidores públicos de qualquer esfera federativa e de qualquer poder, bem como os cidadãos em geral.

Cada trilha possui a sua própria especificidade. Para obter essa informação, acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique atentamente as orientações.

Não há uma prova final , entretanto, você deverá realizar as atividades avaliativas previstas em cada um dos trilhos ou cursos que compõem a trilha.

Você deve ser aprovado nas atividades avaliativas que compõem os trilhos ou cursos da trilha. Acesse a página da trilha que deseja realizar e verifique se há alguma exigência específica.

Sim, você terá direito ao certificado referente ao curso que você concluiu.

Inicialmente, verifique se cumpriu todos os requisitos da trilha em questão. Tendo atingido os requisitos, siga os passos:

Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br.

Faça o login no site da escola optando pelo botão “Entrar”, localizado no canto superior direito. Ainda no canto superior direito, entre na área do aluno passando o cursor em cima do seu nome. Escolha a opção “Meus Certificados”.

Mova a barra de rolagem para baixo, até a seção Certificados.

Na trilha ou trilho desejado, acesse a opção: “Imprimir Certificado”.

Confirme seus dados com atenção, pois não será possível alterá-los após o certificado emitido.

Emita o seu certificado.