Escola Virtual

Cadastre-se

Gestão da Informação e do Conhecimento

Documentação de Acervo Museológico

Para um objeto, a entrada no museu é o setor de documentação. Ali ele receberá seu número de identificação e sua ficha de catalogação. É assim que ele passa de objeto a “bem cultural musealizado”, integrando o inventário da instituição. A documentação é um processo técnico primordial para todas as funções do museu e é feita a partir de diretrizes específicas. Reconhecendo sua importância para gestão do patrimônio cultural musealizado e sua obrigatoriedade legal, o Instituto Brasileiro de Museus oferece, por meio deste curso, subsídios para a compreensão desse processo técnico.

Imagem do curso: Documentação de Acervo Museológico

Curso Aberto

Imagem do curso: Gestão da Informação e do Conhecimento

Oferta

Conteudista

Instituto Brasileiro de Museus

Certificador

Enap

Carga Horária

40h

Disponibilidade

30 dias

Idioma

Português

Público Alvo

Profissionais que já atuam ou que queiram atuar em museus. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.

Conteúdo Programático
  • 1.Entrada do objeto: como um objeto se torna um bem cultural musealizado; o objeto dentro do museu; histórico, conceito e importância da documentação museológica; legislação museológica e código de ética; política de aquisições e descartes. 
  • 2.Organização – instrumentos de gestão: número de registro e marcação do objeto; livro-tombo e inventário; vocabulário controlado e Tesauros (Thesaurus); catalogação; controle de movimentação e localização. 
  • 3.Difusão das informações: pré-requisitos para um bom Sistema de Documentação Museológica; pesquisa e divulgação nos museus; sistema DONATO/SIMBA.
Inscreva-se

Este curso faz parte das seguintes Certificações:

Saiba mais na nossa Certificação.

Arquivos do Curso

Cursos Relacionados Gestão da Informação e do Conhecimento: