Escola Virtual

Cadastre-se

Gestão Estratégica

Conservação Preventiva para Acervos Museológicos

O Ibram desenvolveu um curso com informações básicas necessárias ao desenvolvimento de ações de conservação preventiva para bens culturais musealizados, principalmente quanto a atividades de higienização, manuseio, guarda e transporte. O curso abordará informações gerais de conservação preventiva para diversos suportes, tais como vidro, madeira, couro, tecido, orientando os profissionais na formulação de estratégias que minimizem as ações dos agentes de degradação, de acordo com o contexto e tipo de material de cada acervo preservado no museu.

Imagem do curso: Conservação Preventiva para Acervos Museológicos
Imagem do curso: Gestão Estratégica

Oferta

Conteudista

IBRAM

Certificador

Enap

Carga Horária

40h

Disponibilidade

50 dias

Público Alvo

Profissionais que já atuam ou que queiram atuar em museus, principalmente aqueles que lidam diretamente com o acervo (exemplo: museólogos, conservadores e restauradores). Entretanto, qualquer cidadão com interesse no tema pode realizar o curso.

Conteúdo Programático
  • Conceitos básicos relacionados à Conservação preventiva: Cultura, Patrimônio Cultural, Bem Cultural, Identidade Cultural, Preservação, Restauração, Conservação Preventiva.
  • Constituição física dos acervos e principais agentes de deterioração: conhecimento dos materiais constitutivos dos acervos (orgânicos e inorgânicos) e dos agentes que degradam a matéria: químico, físico e biológico.
  • Diagnóstico das condições ambientais: plano de conservação preventiva.
  • Equipamentos e materiais de conservação: equipamentos de proteção individual, equipamentos para conservação, equipamentos para monitoramento, materiais para acondicionamento e embalagem de bens musealizados.
  • Higienização e procedimentos básicos para os espaços físicos e acervo.
  • Manuseio e transporte de objetos museológicos.
  • Embalagem e acondicionamento de objetos museológicos.
Inscreva-se

Cursos Relacionados Gestão Estratégica