Para que serve a análise ergonômica do trabalho

O curso foi desenvolvido com foco na adoção de metodologia que contribua para a prevenção de agravos à saúde e na construção de sistemas seguros, a partir do conhecimento do trabalho real e da análise de acidentes e incidentes. Prevista na NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho é um método importante de análise voltado tanto para o setor público como o privado, de qualquer atividade produtiva.

Imagem do curso: Para que serve a análise ergonômica do trabalho

Curso Aberto

Imagem do curso: Políticas Públicas

Oferta

Conteudista

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho

Certificador

Enap - Escola Nacional de Administração Pública

Carga Horária

20h

Disponibilidade

20 dias

Idioma

Português

Público Alvo

Profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho, Recursos Humanos, Auditoria Fiscal do Trabalho e Estudantes. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.

Conteúdo Programático
  • Módulo 1: Noções Fundamentais sobre Ergonomia e sobre AET: A Ergonomia e sua história no Brasil; Trabalho e prescrição; Trabalho real e atividade; Trabalho operário.
  • Módulo 2: Princípios metodológicos, desenvolvimento e aplicação da AET: Intervenção no trabalho; O ponto de vista da atividade; O setor de entregas por motocicletas; Prevenção de acidentes.
  • Módulo 3: Aplicação da AET para a prevenção de agravos à saúde no serviço público: Contribuições; Poder de agir e sofrimento; O adoecimento nos serviços públicos; Engajamento no trabalho, impedimentos organizacionais e adoecer.
  • Módulo 4: Contribuição da AET para a investigação de acidentes e programas de segurança: Entendendo o “erro” humano; Gestão da segurança; Prevenção de acidentes do trabalho graves, fatais e tecnológicos ampliados.
  • Módulo 5: Norma regulamentadora 17 e Gestão de Riscos: NR 17; Requisitos específicos da AET; GRO; AET e PGR.
Inscreva-se

Este curso faz parte das seguintes Trilhas de Aprendizagem:

Saiba mais nas nossas Trilhas de Aprendizagem.

Cursos Relacionados Políticas Públicas: