Gestão em Ouvidoria para o Ministério Público

O curso Gestão em Ouvidoria para o Ministério Público foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Ouvidoria-Geral da União (OGU) e a Ouvidoria Nacional do Ministério Público (ONMP), para integrar a Certificação em Ouvidoria no âmbito do Ministério Público brasileiro. Essa capacitação foi desenvolvida com foco nas necessidades e expectativas dos participantes quanto ao desenvolvimento das atividades em ouvidoria do Ministério Público, contribuindo para a formação de profissionais da área e demais interessados em aprender os fundamentos da Ouvidoria Pública e os aspectos relacionados à sua gestão.

Imagem do curso: Gestão em Ouvidoria para o Ministério Público

Curso Aberto

Imagem do curso: Transparência, Controle e Participação

Oferta

Conteudista

Controladoria-Geral da União

Certificador

Enap - Escola Nacional de Administração Pública

Carga Horária

20h

Disponibilidade

20 dias

Idioma

Português

Público Alvo

Agentes que desenvolvam suas atividades em ouvidorias ou em áreas que tratem de temas afins no âmbito do Ministério Público. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.

Conteúdo Programático
  • 1 Fundamentos e atuação da Ouvidoria Pública
  • 1.1 O que é uma Ouvidoria Pública?
  • 1.2 Bases constitucionais que garantem a participação dos cidadãos na gestão pública
  • 1.3 Breve histórico das Ouvidorias Públicas no brasil: fatos relevantes e aspectos normativos
  • 1.4 Quem é o público da Ouvidoria?
  • 1.5 A função do Ouvidor
  • 1.6 Requisitos para o bom funcionamento da Ouvidoria e alguns desafios a serem enfrentados
  • 2 Atendimento ao cidadão nas Ouvidorias Públicas
  • 2.1 A importância do atendimento nas Ouvidorias
  • 2.2 O fluxo de atendimento
  • 2.3 Pedidos de acesso à informação
  • 3 A utilização de ferramentas gerenciais e tecnológicas nas Ouvidorias Públicas
  • 3.1 Planejamento
  • 3.2 Plano de Trabalho
  • 3.3 Fluxo de Atendimento X Processo de Planejamento
  • 3.4 Relatórios gerenciais: ferramenta de gestão e de cidadania
  • 3.5 Ferramentas tecnológicas e manifestações de Ouvidoria
  • 3.6 O Painel Resolveu?
Inscreva-se

Este curso faz parte das seguintes Trilhas de Aprendizagem:

Saiba mais nas nossas Trilhas de Aprendizagem.

Cursos Relacionados Transparência, Controle e Participação: