Gestão em Ouvidoria
A Ouvidoria Pública atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, a fim de que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a melhoria dos serviços públicos prestados. O objetivo desse curso é capacitar pessoas sobre fundamentos e atividades relacionadas à Ouvidoria Pública.
Curso Aberto
Oferta
Conteudista
Ouvidoria-Geral da União
Certificador
Enap - Escola Nacional de Administração Pública
Carga Horária
20h
Disponibilidade
20 dias
Idioma
Português
Público Alvo
Agentes públicos que desenvolvam suas atividades em ouvidorias ou em áreas que tratem de temas afins. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
Conteúdo Programático
- 1 Fundamentos e atuação da Ouvidoria Pública
- 1.1 Conceito de Ouvidoria Pública
- 1.2 Histórico das Ouvidorias Públicas no Brasil
- 1.3 Público das Ouvidorias
- 1.4 Funções do Ouvidor
- 1.5 Requisitos para o bom funcionamento da Ouvidoria
- 2 Atendimento ao cidadão nas Ouvidorias Públicas
- 2.1 Importância
- 2.2 Fluxo
- 2.3 Acesso à Informação
- 3 Utilização de ferramentas gerenciais e tecnológicas
- 3.1 Planejamento
- 3.2 Plano de Trabalho e Fluxo de Atendimento
- 3.3 Relatórios gerenciais
- 3.4 Ferramentas tecnológicas e manifestações de Ouvidoria
Outras Informações
Você pode inscrever-se a qualquer momento e iniciar imediatamente.
Realize o seu cadastro ou inicie seu login no botão Entrar.
Verifique no campo Público-Alvo se este curso é aberto ou restrito a um público específico.
Este curso faz parte das seguintes Trilhas de Aprendizagem:
Saiba mais nas nossas Trilhas de Aprendizagem.
Cursos Relacionados Transparência, Controle e Participação:
- Documentos fiscais aplicados à vigilância e repressão de ações da Receita Federal
- Ampliação da Capacidade de Investimentos do Município
- Governo Aberto: Transparência e Dados Abertos
- Conselho da Comunidade e Controle Social - Formação de Conselheiros
- Legislação Básica aplicada à Vigilância e Repressão
- Comissões Processantes
- Fundamentos de Transferências Voluntárias
- Gestão de Riscos em Processos de Trabalho (segundo o Coso)
- Sistema de Controle Interno da Administração e Procuradoria Municipal
- Serviços públicos e defesa do usuário
- Comunicações Processuais
- Acesso à Informação
- Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR
- Auditoria e Controle Para Estatais
- Auditoria de Gestão Documental: prepare-se para ser auditado
- Suborno Transnacional
- Compliance Concorrencial
- A Receita Federal e a Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PCLD/FT)
- Admissibilidade Correcional
- Técnicas de Auditoria Interna Governamental
- Boas Práticas em Contratos de Serviços Terceirizados
- Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil - MROSC
- Normas Internacionais de Auditoria Financeira – NIA
- Gestão em Ouvidoria para o Ministério Público
- Atividade Correcional - Visão Geral
- Programa de Leniência Antitruste do CADE
- Tratamento de Denúncias em Ouvidoria para Ministério Público
- Contratações Diretas na Nova Lei de Licitações
- Internet do Comportamento (loB) em Serviços Públicos Digitais
- Assembleias Cidadãs: inovação democrática na prática
- Prevenção e Detecção de Cartéis em Licitações
- A Responsabilização Administrativa na Lei Anticorrupção
- Gestão em Ouvidoria
- Armamento Institucional
- Papéis de Trabalho em Auditoria Interna Governamental
- Fotografia Institucional
- ForRisco - Gestão de Riscos para IES
- Regulamentação da Lei de Acesso à Informação nos Municípios
- Controles na Administração Pública
- Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo
- Análise de Condutas Unilaterais Restritivas à Concorrência
- Elaboração de Relatórios de Auditoria
- Fundamentos da Integridade Pública: Prevenindo a Corrupção
- Análise de Atos de Concentração Horizontal
- Elaboração de Editais para Aquisições no Setor Público
- Atuação Gerencial das Ouvidorias para Melhoria da Gestão Pública